terça-feira, 15 de maio de 2012

MEIO AMBIENTE E SUSTENTABILIDADE


O meio ambiente é o conjunto de todas as criaturas vivas e não-vivas do planeta. Engloba desde vírus e bactérias a grandes construções feitas pelo ser humano. A quantidade de ambientes no planeta é tão grande quanto suas possibilidades, sejam elas naturais ou não. Os centros urbanos são um exemplo de ambiente não-natural, visto que quase tudo foi construído pelo ser humano. Com o aumento das cidades, as consequências que essas construções trazem para a humanidade são enormes, como a destruição de ecossistemas importantes para manter o equilíbrio da vida na Terra.
A sustentabilidade do meio ambiente deve sempre ser a meta buscada por qualquer indivíduo ou grupo que necessite de recursos naturais para sobreviver. E isso é um fato que não admite contestação.
Para combater essa ameaça que avança ano após ano, diversas organizações visam a conscientização ecológica da população, de modo que se realizem novas iniciativas com o intuito de ajudar o meio ambiente, e não agredi-lo ainda mais. No início do século XXI, a união dessas atividades ficou conhecida como sustentabilidade. Derivando-se do termo, as atitudes sustentáveis são as práticas que a sustentabilidade propõe, mostrando como o planeta pode ser muito melhor se a população se mobilizar. Uma vez que a conscientização ecológica seja adquirida, essas atitudes tornam-se habituais.
Podemos exemplificar algumas atitudes sustentáveis básicas a serem realizadas nos meios urbanos, que podem ser facilmente aplicadas no dia a dia. A reciclagem de lixo é uma delas: separando o material de acordo com sua utilidade, você possibilita que muitos resíduos sejam reaproveitados, impedindo que eles sejam lançados na natureza. Outra atividade sustentável é andar de bicicleta em vez de utilizar o carro sempre que precisar se locomover. Além de diminuir o número de veículos na rua, o que reduz as emissões de gases poluentes no ar, você cria o hábito de praticar exercícios físicos regularmente, trazendo benefícios não só para o planeta, como também para a sua saúde.
O mais importante de tudo é educar e fazer com que o cidadão comum entenda que tudo o que ele faz ou fará, gerará um impacto no meio ambiente que o cerca. E que só com práticas e ações que visem a sustentabilidade dessas práticas estará garantindo uma vida melhor e mais satisfatória, para ela mesma, e para as gerações futuras.

Nenhum comentário:

Postar um comentário