A escola é um espaço que traz a
possibilidade de desenvolvimento de propostas e temas de forma coletiva, onde
buscamos disponibilizar conceitos e mudanças de atitudes em relação ao meio
ambiente: consumismo, hábitos saudáveis de vida, lixo
produzido na escola, reciclagem, cidadania.
Um dos objetivos de se desenvolver um
projeto ambiental é transformar a escola em um ambiente limpo e agradável,
inserindo assim no cotidiano do aluno o hábito do cuidar. Nesse processo o tema “Educação Ambiental”
deverá ser trabalhado sob diferentes óticas, englobando todas as áreas do
conhecimento. O projeto deverá ser criado com a participação de todos os
professores, pois assim passa-se a promover o conhecimento dos conteúdos nas
diversas disciplinas participantes através de trabalhos realizados, utilizando
diversas ferramentas e recursos de aprendizagem.
Disponibilizar de forma mais efetiva o
conhecimento do tema “MEIO AMBIENTE”, fará com que os educandos possam
participar ativamente do processo ensino aprendizagem, adquirindo e criando
conhecimento bem como progredindo como indivíduos e parte da sociedade em que
vivem e do ambiente em que ocupam.
Precisamos encontrar na educação um
sentido mais amplo, de solidariedade, e restabelecer com as crianças, laços de
caráter afetivo, ético e social, mas para fazer isto é necessário rever o papel
desempenhado pelos educadores nas instituições de ensino.
Mais do que desempenhar o papel do
cuidado, como era há 200 anos na França, passamos a ter na educação a função
social de vincular o conhecimento a formação cidadã da criança.
A prática pedagógica deve visar um
ensino-aprendizagem que vincule a instrução à educação, o ensinar ao aprender,
enfim, uma educação que desenvolva na criança a consciência de que como ser
humano, faz parte do meio em que vive. Segundo o Referencial Curricular
Nacional para a Educação Infantil:
Educar significa,
portanto, propiciar situações de cuidados, brincadeiras e aprendizagens
orientadas de forma integrada e que possam contribuir para o desenvolvimento
das capacidades infantis de relação interpessoal, de ser e estar com os outros
em uma atitude básica de aceitação, respeito e confiança, e o acesso, pelas
crianças, aos conhecimentos mais amplos da realidade social e cultural.
(BRASIL, 1998, p. 23)
A sociedade capitalista, na qual estão
inseridas as crianças, constrói sujeitos desumanizados. Esta sociedade prioriza
situações de trabalho e deterioração das relações afetivas, que vai contra a
proposta de uma educação mais humana, estabelecida pelos referenciais
curriculares.
Nesta perspectiva, percebe-se, que
reside na escola parte significativa da responsabilidade de entender como
envolver as crianças em situações de aprendizagem que propiciem situações de
desafio, com os quais a criança aprenda desde cedo a protagonizar suas ações de
maneira consciente, e por meio destas haja a interação entre o conhecimento
teórico e sua vivência histórica.
Nenhum comentário:
Postar um comentário