terça-feira, 15 de maio de 2012

EDUCAÇÃO AMBIENTAL


A escola é um espaço que traz a possibilidade de desenvolvimento de propostas e temas de forma coletiva, onde buscamos disponibilizar conceitos e mudanças de atitudes em relação ao meio ambiente: consumismo, hábitos saudáveis de vida, lixo produzido na escola, reciclagem, cidadania.     

Um dos objetivos de se desenvolver um projeto ambiental é transformar a escola em um ambiente limpo e agradável, inserindo assim no cotidiano do aluno o hábito do cuidar.  Nesse processo o tema “Educação Ambiental” deverá ser trabalhado sob diferentes óticas, englobando todas as áreas do conhecimento. O projeto deverá ser criado com a participação de todos os professores, pois assim passa-se a promover o conhecimento dos conteúdos nas diversas disciplinas participantes através de trabalhos realizados, utilizando diversas ferramentas e recursos de aprendizagem.

Disponibilizar de forma mais efetiva o conhecimento do tema “MEIO AMBIENTE”, fará com que os educandos possam participar ativamente do processo ensino aprendizagem, adquirindo e criando conhecimento bem como progredindo como indivíduos e parte da sociedade em que vivem e do ambiente em que ocupam.

Precisamos encontrar na educação um sentido mais amplo, de solidariedade, e restabelecer com as crianças, laços de caráter afetivo, ético e social, mas para fazer isto é necessário rever o papel desempenhado pelos educadores nas instituições de ensino.

Mais do que desempenhar o papel do cuidado, como era há 200 anos na França, passamos a ter na educação a função social de vincular o conhecimento a formação cidadã da criança.

A prática pedagógica deve visar um ensino-aprendizagem que vincule a instrução à educação, o ensinar ao aprender, enfim, uma educação que desenvolva na criança a consciência de que como ser humano, faz parte do meio em que vive. Segundo o Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil:  


Educar significa, portanto, propiciar situações de cuidados, brincadeiras e aprendizagens orientadas de forma integrada e que possam contribuir para o desenvolvimento das capacidades infantis de relação interpessoal, de ser e estar com os outros em uma atitude básica de aceitação, respeito e confiança, e o acesso, pelas crianças, aos conhecimentos mais amplos da realidade social e cultural. (BRASIL, 1998, p. 23)


A sociedade capitalista, na qual estão inseridas as crianças, constrói sujeitos desumanizados. Esta sociedade prioriza situações de trabalho e deterioração das relações afetivas, que vai contra a proposta de uma educação mais humana, estabelecida pelos referenciais curriculares.

Nesta perspectiva, percebe-se, que reside na escola parte significativa da responsabilidade de entender como envolver as crianças em situações de aprendizagem que propiciem situações de desafio, com os quais a criança aprenda desde cedo a protagonizar suas ações de maneira consciente, e por meio destas haja a interação entre o conhecimento teórico e sua vivência histórica.

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