quinta-feira, 24 de maio de 2012

Atividade 5.2 - Wikipédia



Sistema Solar

Representação esquemática do Sistema Solar, mostrando os Sol e os planetas em ordem  de proximidade do Sol.
O SOL – é uma das estrelas do universo – não é a maior – temos varias estrelas gigantes no  sistema solar.
O Sistema Solar é constituído pelo Sol e por um conjunto de objetos astronômicos que se ligam ao Sol através da gravidade.
 Acredita-se que esses corpos tenham sido formados por meio de um colapso de uma nuvem molecular gigante há 4,6 bilhões de anos atrás.
 Entre os muitos corpos que orbitam ao redor do Sol, a maior parte da massa está contida dentro de oito planetas relativamente solitários, cujas órbitas são quase circulares e se encontram dentro de um disco quase plano, denominado plano da eclíptica.
 Os quatro menores planetas -Mercúrio, Vênus, Terra e Marte- são conhecidos como planetas telúricos ou sólidos, encontram-se mais próximos do Sol e são compostos principalmente de metais e rochas.
Os quatro maiores planetas -Júpiter, Saturno, Urano e Netuno-encontram-se mais distantes do Sol e concentram mais massa do que os planetas telúricos, sendo também chamados de planetas gasosos.
 Os dois maiores, Júpiter e Saturno, s ão compostos em sua maior parte de hidrogênio e hélio. Urano e Netuno, conhecidos também como "planetas ultraperiféricos", são cobertos de gelo, sendo às vezes referidos como "gigantes de gelo", apresentando também em sua composição água, amônia e metano.
O Sistema Solar também é o lar de outras duas regiões povoadas por objetos menores. O cinturão de asteroides está situado entre Marte e Júpiter e sua composição se assemelha à dos planetas sólidos. Além da órbita de Netuno, encontram-se os "objetos transnetunianos", com uma composição semelhante a dos planetas gasosos. Dentro destas duas regiões, existem outros cinco corpos individuais. São eles: Ceres, Plutão, Haumea, Makemake e Éris, denominados de planetas anões.
Além de milhares de corpos pequenos nestas duas regiões, várias outras populações de pequenos corpos que viajam livremente entre as regiões, como cometas, centauros.
Não temos habito de olhar para o céu.  Temos ou precisamos ter é olhar para o céu – contemplar a natureza e o visual  É MUITO  LINDO.

Nenhum comentário:

Postar um comentário