A
prática pedagógica deve visar um ensino-aprendizagem que vincule a instrução à
educação, o ensinar ao aprender, enfim, uma educação que desenvolva na criança
a consciência de que como ser humano, faz parte do meio em que vive.
Reside na escola parte significativa
da responsabilidade
de entender como envolver as crianças em situações de aprendizagem ambiental que propiciem
situações de desafio, com os quais a criança aprenda desde cedo a protagonizar
suas ações de maneira consciente, e por meio destas haja a interação entre o
conhecimento teórico e sua vivência histórica.
Mais do
que um problema de ordem estética, o destino do lixo produzido pela escola passa a
figurar como parte dos conteúdos que educam para cidadania, onde o aluno passa
a protagonizar ações que agregam conhecimento e transformem suas atitudes em atitudes positivas.
A idéia
é inserir na criança, adolescente e jovem hábitos de vida mais saudáveis consumo
consciente, e mudanças de atitude em relação à convivência escolar, respeito ao outro e ao espaço de convivência.
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