quinta-feira, 19 de julho de 2012

Inclusão digital na Escola Madre Terezinha Leoni


Estou aqui nesta escola mesmo antes  da sala informatizada ser instalada.Uma semana antes da sala ser instalada já havia expectativas pelos corredores, as crianças olhavam com seus olhinhos atentos aquelas máquinas,planas e bonitas...seriam os computadores que eles também poderiam utilizar.No dia da chegada do técnico que instalaria aquelas  novidades foi uma festa, sempre havia um curioso passando pela biblioteca, onde seriam instalados , cheios de curiosidades, de repente estava tudo pronto.
O corredor ficou cheio de caixas e papelões e desejos...Aquela vontade de poder sentar naquelas cadeiras confortáveis e de rodinhas que giravam fazendo as meninas parecerem lindas bailarinas  e os meninos malabaristas de muitas faces...cadeiras importantes que serviriam para dezenas de olhinhos curiosos sentarem de frente aquela mágica tela e ali poder comunicar-se com o mundo.
  Os dias foram passando como passam as estações da vida...e um dia chamou a minha atenção que crianças de primeira série tão pequenas... estavam diante daquela máquina de tamanha grandeza. Um garotinho de rostinho miúdo e olhos profundamente azuis perguntou-me : -Dire como é que eu posso ver tantas coisas de tantos lugares por uma telinha tão pequena e por eu mesmo? Aquela pergunta tão simples me fez ver que aquela criança dominaria aquela tecnologia, simplesmente porque ele, como os demais ficaram  fascinados com o poder que o simples clicar exerce sobre a mente humana.
Podemos dizer que  a vinda e o uso da sala informatizada foi um ganho para todos da escola, pois professores e alunos apriendem e aprendem juntos as artimanhas da inclusão digital, desenvolvendo pesquisas interessantes sobre todas as coisas, pois o computador tem o mundo. Outra noite, numa dessas chuvosas os alunos vieram pesquisar sobre alguns pintores do tempo do renascimento e foi tanta beleza que os alunos ficaram extasiados diante daquela tela.
A tecnologia sem dúvidas veio contribuir e muito  com a escola , pois ela modifica mentes,modus vivendi e transforma o estatus quo vigente, ela revoluciona. Bendita tecnologia me faz ir do inferno de Dante ao paraíso do Havaí...me faz ver as notícias do mundo e as notícias de mim,me faz viajar por caminhos tão cheios de versos e tão inversos, vejo histórias  de dor e muitas de imenso  amor... O melhor de tudo ... de tudo mesmo... é  que eu Vejo você, transparente através das palavras,vejo teus pensamentos e aguardo ansiosa por novas notícias.

Nenhum comentário:

Postar um comentário