segunda-feira, 28 de maio de 2012

http://youtu.be/8kkjf0jJAuo

Uso das mídias na Educação

Este video postado nos permite uma reflexão sobre a importancia de estudarmos e conhecermos os novos recursos que estao sendo disponibilizados para auxiliar nosso trabalho pedagógico, pois como mostra o vídeo não queremos fazer sempre a mesma coisa. Realizar as tarefas como se o tempo não tivesse passado, nos remetento a pensar que ao invés de progredirmos estamos regredindo frente as mudanças.
Atividade 5.2 - Wikipedia

Aprendendo através das mídias  
Nos dias atuais o sistema educacional passa por transformações onde conflitos são inevitáveis. Os recursos digitais acabam contrapondo a maneira como os professores e outros profissionais da educação  estão desenvolvendo suas atividades à nova forma de ministrar suas aulas. Novos recursos estão sendo disponibilizados e juntos às práticas cotidianas devem formar um novo conceito de como se ensinar mediante tanta tecnologia disponível para nós e para nossos alunos. A junção do que se tem com o novo pode contribuir de forma eficaz no processo ensino aprendizagem.

quinta-feira, 24 de maio de 2012

Atividade 5.2 - Wikipédia



Sistema Solar

Representação esquemática do Sistema Solar, mostrando os Sol e os planetas em ordem  de proximidade do Sol.
O SOL – é uma das estrelas do universo – não é a maior – temos varias estrelas gigantes no  sistema solar.
O Sistema Solar é constituído pelo Sol e por um conjunto de objetos astronômicos que se ligam ao Sol através da gravidade.
 Acredita-se que esses corpos tenham sido formados por meio de um colapso de uma nuvem molecular gigante há 4,6 bilhões de anos atrás.
 Entre os muitos corpos que orbitam ao redor do Sol, a maior parte da massa está contida dentro de oito planetas relativamente solitários, cujas órbitas são quase circulares e se encontram dentro de um disco quase plano, denominado plano da eclíptica.
 Os quatro menores planetas -Mercúrio, Vênus, Terra e Marte- são conhecidos como planetas telúricos ou sólidos, encontram-se mais próximos do Sol e são compostos principalmente de metais e rochas.
Os quatro maiores planetas -Júpiter, Saturno, Urano e Netuno-encontram-se mais distantes do Sol e concentram mais massa do que os planetas telúricos, sendo também chamados de planetas gasosos.
 Os dois maiores, Júpiter e Saturno, s ão compostos em sua maior parte de hidrogênio e hélio. Urano e Netuno, conhecidos também como "planetas ultraperiféricos", são cobertos de gelo, sendo às vezes referidos como "gigantes de gelo", apresentando também em sua composição água, amônia e metano.
O Sistema Solar também é o lar de outras duas regiões povoadas por objetos menores. O cinturão de asteroides está situado entre Marte e Júpiter e sua composição se assemelha à dos planetas sólidos. Além da órbita de Netuno, encontram-se os "objetos transnetunianos", com uma composição semelhante a dos planetas gasosos. Dentro destas duas regiões, existem outros cinco corpos individuais. São eles: Ceres, Plutão, Haumea, Makemake e Éris, denominados de planetas anões.
Além de milhares de corpos pequenos nestas duas regiões, várias outras populações de pequenos corpos que viajam livremente entre as regiões, como cometas, centauros.
Não temos habito de olhar para o céu.  Temos ou precisamos ter é olhar para o céu – contemplar a natureza e o visual  É MUITO  LINDO.

HÁBITO DE HIGIIENE - vídeo youtube

Esse vídeo ajuda os alunos a entender como podemos criar hábitos de higiene de forma simples e prazeroza, evitando doença e tendo uma auto estima desejada.

HÁBITOS DE HIGIENE - wikipédia


Devido a alguns problemas apresentados na escola, resolvi trabalhar com esse projeto para que os alunos possam verificar que, sob orientação de um adulto, são capazes de cuidar da sua higiene. Ressalta-se ainda que, é na infância que se dá inicio a tomada de consciência acerca do esquema geral do corpo.
O resultado do trabalho foi positivo, já percebemos muita mudança nos hábitos dos alunos, vem para a escola mais bem vestidos, uniformizados, com boa higiene e bem animados.

Jogos matematicos_ Wikipedia


Os  materiais  didáticos são  ferramentas  fundamentais  para os  processos  de ensino e aprendizagem, e o jogo matemático didático caracteriza-se como uma importante e viável alternativa para auxiliar  em  tais  processos  por  favorecer  a  construção do  conhecimento ao aluno. Assim,  a proposta desenvolvida  teve por  objetivos  elaborar,  confeccionar,  avaliar  e
divulgar  jogos  didáticos  que auxiliem  na  compreensão e aprendizagem do  conteúdo;
Acreditamos, assim como Kishimoto (1996), que o professor deve rever a utilização de
propostas  pedagógicas  passando a adotar  em  sua prática aquelas  que atuem  nos componentes  internos da aprendizagem, já que estes não podem ser ignorados quando o objetivo é a apropriação  de conhecimentos por parte do aluno. 
                Dentre os jogos matemáticos podemos citar alguns como: torre de Hanóicubo mágico, que destacam o raciocínio lógico e concentração.

TECA SILVESTRE PINTANDO ARTE - Reciclagem de CD com papel Machê


Esse video mostra de forma claro e objetiva de que podemos fazer a reutilização de objetos que iriam para o lixo.

Corpo Humano - wikipédia


Trabalhar com as partes do corpo , higiene corporal e alimentação saudável com os alunos do 2º ano é muito importante para que desde cedo aprendam as necessidades básicas para se ter uma vida saudável. Neste projeto iremos desenvolver diversas atividades lúdicas para que desta forma as crianças sintam prazer em aprender cada vez mais. Usaremos jogos pedagógicos para ampliar sua aprendizagem. Mostraremos a importância de se ter uma boa higiene e uma alimentação equilibrada para que cresçam pessoas saudáveis.

segunda-feira, 21 de maio de 2012

Índios na Amazônia

Um breve vídeo, uma boa trilha sonora, nos revela em belas imagens como estão distruibos os índios principalmente na amazônia.

Índios - Wikipédia.


Em 1500, quando os portugueses chegaram ao Brasil, estimava-se que havia por aqui cerca de 6 milhões de índios.
Nos anos 50, segundo o antropólogo Darcy Ribeiro, a população indígena brasileira estava entre 68.000 e 100.000 habitantes.
Passados os tempos de matança, escravismo e catequização forçada, atualmente há cerca de 280.000 índios no Brasil.
Contando os que vivem em centros urbanos, a população indígena ultrapassa os 300.000. No total, quase 12% do território nacional pertence aos índios.
O esforço das autoridades para manter a diversidade cultural entre os índios pode evitar o desaparecimento de muita coisa interessante. Um quarto de todas as drogas prescritas pela medicina ocidental vem das plantas das florestas, e três quartos foram colhidos a partir de informações de povos indígenas.
Na área da educação, a língua tucana, apesar do pequeno número de palavras, é comparada por linguistas como a língua grega, por sua riqueza estrutural - possui, por exemplo, doze formas diferentes de conjugar o verbo no passado.

Disponível em http://www.velhosamigos.com.br/DatasEspeciais/diaindio2.html.  Acesso em: 21/05/2012.

sexta-feira, 18 de maio de 2012

              Nós educadores devemos sempre incentivar a leitura, por mais que as ferramentas tecnológicas sejam fantásticas, jamais devemos deixar se perder a magia de um bom livro e o encanto de uma linda história.

Pesquisando na wikipédia


Ao ouvir histórias a criança entra num mundo cheio de magia, encantamento e fantasia, construindo assim, paralelos com a sua própria vida, ampliando seus horizontes, trazendo novas perspectivas de vida e instaurando o hábito de leitura. A hora do Conto cria uma cumplicidade entre o educador e o educando, além de aumentar os laços afetivos e a confiança entre ambos.
O trabalho com historinhas torna a aula mais atrativa, dinâmica e próxima da realidade dos alunos e trabalhando com o
lúdico, estimula-se a imaginação e a criatividade dos alunos, além de tornar a aprendizagem mais prazerosa e significativa. As histórias possuem cheiros, cores e sabores por isso são uma fábrica de experiências e imaginação, sendo assim as aulas ficam muito mais divertidas e prazerosas para que nossos alunos aprendam brincando ,fantasiando e se divertindo.

quinta-feira, 17 de maio de 2012

Publicando video no YOUTUBE


Os vídeos em que estarei postando fala da importância de se trabalhar as questões éticas e de valores  na escola, onde  o primeiro vídeo fala sobre  Cidadania é a transmissão de valores sociais e éticos para as crianças. No programa serão discutidos se essa transmissão é missão dos pais ou da escola? Qual a melhor idade para ensinar as crianças a viver em sociedade? Para responder e debater o assunto o Cidadania trouxe para o programa o Educador Áureo Gomes Monteiro Junior, autor do livro Educação Orgânica.
O segundo vídeo é da Turma da Mônica,   onde é  pode ser passado aos alunos  pois passa é  um filminho sobre as boas maneiras. A mãe da Mônica decide por a filha em uma escola de boas maneiras.A mãe do Cebolinha também e... Assistam e vejam a confusão.
No ultimo link  o assunto abordado no vídeo  é uma  divulgação de atividade proposta pela empresa PES _ Projetos Educacionais e Sociais, de autoria da Professora Eleonora Cavalcante, Diretora Educacional da PES. Apresenta um projeto que visa promover um trabalho para estudantes de todas as idades, com foco em valores e atitudes.
Todos os  vídeos são auxiliares para a execução do  projeto de Educação e Cidadania: trabalhando as questões éticas no contexto da Educação Básica.

PESQUISANDO NA WIKIPÉDIA


A WIKIPÉDIA é uma ferramenta que facilita a pesquisa e entendimento sobre conceitos diversos, sendo uma biblioteca digital.  

O meu projeto integrado de aprendizagem é  “Educação e Cidadania: trabalhando as questões éticas no contexto da educação básica”.  
Dessa forma, na atividade 5.3 Pesquisando na Wikipédia,  pesquisei os principais  conceitos que se tornaram importantes para a intervenção e prática do meu projeto. Sendo eles:


Direitos humanos

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Os direitos humanos são os direitos e liberdades básicos de todos os seres humanos. Normalmente o conceito de direitos humanos tem a ideia também de liberdade de pensamento e de expressão, e a igualdade perante a lei.

Cidadania
Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Cidadania (do latim, civitas, "cidade")[1] é o conjunto de direitos e deveres ao qual um indivíduo está sujeito em relação à sociedade em que vive.[2]
O conceito de cidadania sempre esteve fortemente "ligado" à noção de direitos, especialmente os direitos políticos, que permitem ao indivíduo intervir na direção dos negócios públicos do Estado, participando de modo direto ou indireto na formação do governo e na sua administração, seja ao votar (direto), seja ao concorrer a um cargo público (indireto).[3] No entanto, dentro de uma democracia, a própria definição de Direito, pressupõe a contrapartida de deveres, uma vez que em uma coletividade os direitos de um indivíduo são garantidos a partir do cumprimento dos deveres dos demais componentes da sociedade

SISTEMA SOLAR 3D - 3D Solar System



O sistema solar em 3D- isso é para utilizar como complemento na aula de Geografia
- principalmente para os 6º anos como o complemento do assunto - ele é objetivo e pratico. Eu diria também para quem quer aprender sobre o sistema solar - tem outos vídeos que valem a pena assistir.

MIDIA E LAZER


O FUTEBOL DE CAMPO ESTÁ SENDO UM DOS ESPORTE MAIS PRATICADO DESSE PAÍS. COM SEUS ESPAÇOS GRANDES  E  22  JOGADORES VEM TRAZENDO MUITOS APAIXONADOS  PARA OS ESTÁDIOS.

Midia e Lazer


ESTE PROJETO FI Z NAS CONDIÇÕES QUE EU TRABALHO NA ESCOLA BELA VISTA. COM MÍDIA E LAZER. .NO TRABALHO DO DIA DIA VENHO SEMPRE BUSCAR O MELHOR PARA O ALUNO. O AVANÇO DA TECNOLOGIA TROUXE UMA VISÃO , QUE UNE ESPORTE E MÍDIA. ISSO É BOM PARA O ALUNO E SOCIEDADE,.ESPORTE E LAZER É UM GRANDE FENÔMENO DO SÉCULO. ESPORTE VAI SER SEMPRE UM MOVIMENTO DO CORPO HUMANO QUASE QUE SEMPRE OBRIGATÓRIO.

A Parábola do Lápis

está parábola nos faz refletir sobre como estamos vivendo.

VAMOS CUIDAR DO MEIO AMBIENTE




É  um video educativo ,alegre e de facil entendimento para as crianças de series iniciais, que vem para contribuir a todos na preservação do meio ambiente.

Turma da Mônica em: Boas Maneiras


Podemos utilizar esse vídeo sobre “Boas Maneiras”, que propõe uma linguagem de fácil entendimento, para introduzir o assunto, proporcionando uma reflexão a respeito do mesmo, como elemento norteador de uma possível aproximação entre o vídeo humorístico e o cotidiano, proporcionando o aprendizado de regras de convivência que amenizarão os conflitos encontrados no ambiente escolar e consequentemente no social.

incentivo à leitura



É um vídeo voltado para o incentivo à compra de livros.

ziraldo

Podemos utilizar este vídeo para facilitar o trabalho e a importância de contação de histórias.

Meio Ambiente - Educação e Consciência Ambiental

Esse vídeo fala da importância de presevarmos o meio em que vivemos.

http://www.blogger.com/blogger.g?blogID=5834436786819068799#editor

Incentivo a leitura

A leitura inspira as crianças

Leitura em sala de aula


Projeto leitura em sala

Este projeto da leitura em sala de aula é relacionado a aprendizagem do aluno em relação a tudo o que a leitura proporciona, com isso o aluno aprende a oralidade, a escrita ,
e aprende a falar e se comunicar melhor.
O aluno que faz leitura consegue ter uma melhor interpretação das coisas e do mundo, se expressa melhor . Daí a importância da leitura, e não só em sala de aula, mas educar o aluno a se habituar sobre a leitura também no seu dia-a-dia .


Leitura


Os objetivos do Projeto de Leitura estão sendo alcançados, toda a semana tem uma aula de leitura. Os alunos leem, apresentam as leituras em diversas formas, textos, apresentação de livros, teatro.
É uma das formas de exercitar a oralidade.
Apresentar livros, ainda é um desafio muito grande. Só apresenta mesmo quem lê e sabe fazer leituras.

wikipédia


Índio :este projeto auxilia as crianças a conhecer e sensibilizar as crianças sobre as injustiças cometidas contra os índios, que estão sendo cada vez mais esquecido pela geração em formação, saber de suas dificuldades etc.

Projeto Leitura na Escola


O presente projeto tem por objetivo estimular a leitura dos alunos visando desenvolver nos mesmos um estado de letramento.
Sabe-se que a leitura anteriormente era tratada como um processo de decodificação de um texto escrito. Nessa perspectiva o processo de leitura se limitava a alfabetização, ou seja, focava a capacidade que o leitor tinha de decodificar um texto. Com o passar do tempo foi sendo observado que havia outros processos envolvidos no ato de ler. A partir daí surge a ideia de Letramento, pois a mera decodificação de um texto passa a ser insuficiente, sendo preciso compreender a funcionalidade da linguagem porque é assim que o leitor passará a participar significativamente na sociedade.
Segundo Magda Soares, a ideia de letramento surge no momento em que o conceito de alfabetização passa a ser insatisfatório, pois não basta que o aluno saiba ler e escrever é preciso que ele saiba como usar a leitura e a escrita na sociedade e dessa forma se tornar atuante na mesma.

contação de historias



Trabalha-se com projeto de maneira colaborativa e com isso há a possibilidade do aluno pensar, sendo que os questionamentos e as discussões geram criatividade nas soluções dos problemas elencados, surgindo com o desencadear dessas ações debates e reflexões, saindo do espaço da sala de aula, onde a realidade social é apresentada. O tema estabelecido para executar um projeto deve estar relacionado ao interesse dos alunos e fazer parte da vida dos mesmos, para que seja significativo, assim desencadeando o aprendizado, por isso é muito importante conversar antes com os educandos para sentir e entender o que eles gostariam que fosse abordado. O que eu gostaria que os participantes do projeto aprendessem com ele é uma boa pergunta a se fazer, para que se tenha sucesso no ensino aprendizagem. As estratégias utilizadas também são muito importantes para estimular os alunos e manter o interesse no projeto escolhido, pois se os educandos não se entusiasmarem com a problematização haverá comprometimento da ação.

O tema do projeto foi escolhido e elaborado a partir de uma notícia de jornal, de um filme, de um acontecimento, enfim de algo que rodeia o aluno e que chama a sua atenção, culminando com o sucesso da empreitada. Ao trabalharmos com projetos interdisciplinares enfocamos a construção de uma escola implantada na realidade e aberta às diversificadas relações sociais. Através da problematização e trabalho com projetos o aluno passa a ser autor de sua aprendizagem, decide e compromete-se com a mesma, assume responsabilidades, e sendo agente do seu saber, constrói e produz um conhecimento com sentido e utilidade. Com a interdisciplinaridade através dos projetos caem as barreiras que separam as disciplinas. O ambiente da escola torna-se um local onde todos atuam com criatividade e responsabilidade, discutindo, realizando e avaliando as atividades e posturas educacionais.

No entanto, o projeto com objetivo mal definido tem ampla chance de fracasso. Não se sabendo onde se deve chegar, não se chega a lugar nenhum. Devemos aproveitar a sabedoria das histórias infantis e idealizar projetos bem planejados. Estabelecer um projeto é definir um resultado a ser alcançado. É assim que se constrói o ato de aprender e ensinar e se imagina a interação professor e aluno.

wikipedia/meio ambienteO projeto sobre o meio ambiente no qual deve existir protetores ambientais que se preocupem com a coletividade humana diante da situação de caus em que se apresenta o meio global hoje. A temática ambiental é de suma importância nas escolas por isso precisamos ensinar para nossos educandos que a ação humana é capaz de provocar mudanças que venham contribuir para a melhoria da qualidade de vida de todos, portanto podemos atuar de maneira preservacionista onde estamos vivenciando nos dias atuais. Atualmente vivemos em estado de crise ambiental, a partir do momento em que as pessoas transgrediram as regras ecológicas rompendo o elo de ligação e adoração com a natureza. Com a realização deste projeto percebe-se que os alunos interessam-se com mais dedicação e atitudes no que se refere ao meio ambiente.


O projeto sobre o meio ambiente no qual deve existir protetores ambientais que se preocupem com a coletividade humana diante da situação de caus em que se apresenta o meio global hoje.
A temática ambiental é de suma importância nas escolas por isso precisamos ensinar para nossos educandos que a ação humana é capaz de provocar mudanças que venham contribuir para a melhoria da qualidade de vida de todos, portanto podemos atuar de maneira preservacionista onde estamos vivenciando nos dias atuais.
Atualmente vivemos em estado de crise ambiental, a partir do momento em que as pessoas transgrediram as regras ecológicas rompendo o elo de ligação e adoração com a natureza.
Com a realização deste projeto percebe-se que os alunos interessam-se com mais dedicação e atitudes no que se refere ao meio ambiente.

Wikipédia : Família na escola


Família na Escola

A importância da família na Escola.


O presente projeto tem como base a importância direta da família no convívio escolar. Sabe-se que a participação da família na escola somente coopera na aprendizagem do aluno. Pais que frequentam diretamente com o aluno nas atividades escolares podem ter a certeza do desenvolvimento do filho com eficácia.
A escola precisa ter os pais como agentes colaboradores dos filhos na aprendizagem, necessitam de ajuda e auxilio diretamente, tanto nas atividades quanto no apoio aos valores.
Alunos bem instruídos pelo que é certo ou errado sabem usufruir de suas ações em prol de seu aprendizado. Pode-se analisar que alunos que tem acompanhamento da família nas atividades que a escola proporciona seu comparecimento,são alunos felizes e que interagem com mais segurança nos seus atos.
Então cabe a família andar junto com a escola na formação de seu filho, somente desta forma poderemos formar cidadão seguros do que querem com objetivos concretos e acima de tudo sabendo conviver na sociedade atual.

wikipédia


Educar encontra-se em um novo patamar, cujo âmago é o desenvolvimento e a realização integral da pessoa e do cidadão. Isso é o que sustenta a proposta de educação personalizada da E.E.B. Bela Vista que tem como missão promover a excelência em educação, produzindo e disseminando o conhecimento, compromissado com a formação integral do cidadão ético, em busca do desenvolvimento regional sustentável e de uma sociedade mais justa e humana.
Com esta proposta, entendemos que é muito importante trabalhar sobre o meio ambiente buscando o conhecimento e a conscientização das crianças que serão nossos futuros cidadãos. Pois quando uma criança aprende e entende sobre a importância de preservar e cuidar do meio ambiente, ela com certeza será um cidadão responsável e comprometido com a sociedade da qual faz parte, sendo capaz de estabelecer relações, interagir, transformar e re elaborar neste meio e em outras realidades.

Fanfarra São José-Fraiburgo



O vídeo do You Tube representa uma das apresentações da fanfarra escolar E.E.B São José Fraiburgo SC. O vídeo apresenta o trabalho realizado com alunos da escola sendo sua representatividade no desfile cívico de 7º setembro, um dos objetivos do projeto incluído na escola, sendo este um dos itens incluídos no pré projeto elaborados com o intuito de trabalhar o ritmo, a musicalidade expressão corporal e principalmente a adequação de um projeto que vise trabalhar com a percussão, incentivando o gosto pela arte e pela cultura.

jogos matemáticos


Embora o termo problema esteja bastante presente no cotidiano de pessoas que trabalham com a matemática, ainda hoje, podemos perceber que seu uso nem sempre esta acompanhado de um consciente entendimento sobre o seu significado, sendo que a matemática aplicada em sala exige que o professor estimule seus alunos á desenvolverem o raciocínio lógico, o pensamento independente e a capacidade de resolver problemas. A mediação do professor é de fundamental para que não ocorra apenas uma aprendizagem mecânica e sim uma reflexão sobre o processo de ensino- aprendizagem. O objetivo deste projeto é estimular o raciocínio logico através de jogos matemáticos estimulando o processo de ensino e aprendizagem da matemática.

quarta-feira, 16 de maio de 2012

WIKIPÉDIA


SEXUALIDADE



Sexualidade é um termo amplamente abrangente que engloba inúmeros fatores e dificilmente se encaixa em uma definição única e absoluta.
A noção de sexualidade como busca de prazer, descoberta das sensações proporcionadas pelo contato ou toque, atração por outras pessoas (de sexo oposto e/ou mesmo sexo) com intuito de obter prazer pela satisfação dos desejos do corpo, entre outras características, é diretamente ligada e dependente de fatores genéticos e principalmente culturais. O contexto influi diretamente na sexualidade de cada um.
O esclarecimento de dúvidas e a capacidade de se sentir vontade com seus desejos e sensações, colabora imensamente ao amadurecimento desta, o que gera sensação de conforto e evita conflitos internos provenientes de dúvidas e medos, gerando uma experiência positiva e saudável.

Esporte e Lazer.


http://www.youtube.com/watch?v=8l_z_mTq1xc

Mudanças na adolescência

Esse vídeo relata mudanças que ocorrem na adolescência.

terça-feira, 15 de maio de 2012

Porque reciclar.


 
                    Muito lindo! Vale a pena ver...

 O vídeo mostra de forma prática, como o homem produz lixo e polui o meio ambiente.Mostra também, como podemos evitar isso, através de  medidas simples no nosso cotidiano.A questão do lixo passa pela educação de todos: se não houver uma consciência ecológica, muito em breve o planeta TERRA se tornará inviável.

Vídeo de Conscientização Ambiental

O vídeo abaixo se encaixa no desenvolvimento do projeto, pois a visualização é importante na conscientização dos alunos.



Projeto Educação Ambiental - Wikipédia


               Vemos através dos noticiários que o meio ambiente pede socorro. O crescimento desordenado das cidades, o lixo espalhado poluindo o ar, a água, o solo, a extinção de animais e plantas são alguns impactos ambientais que preocupam não só as autoridades governamentais, mas todos os cidadãos.
              Cabe à escola provocar a discussão dessa temática com os alunos e comunidade local, valorizando e buscando através do conhecimento científico e do estudo da realidade, melhores formas de se relacionar com a natureza, fomentando no aluno uma visão crítica de suas ações perante a que o envolve, buscando um olhar não apenas para os problemas, mas também para suas soluções.